Comité Ecuménico para o Desenvolvimento Social-CEDES

Tel: +258-21 428882

Fax: +258-21 428886

Rua Anguane, 397 Maputo, Mozambique

© 2018 Todos direitos reservados-CEDES. . Criado pela W4B

Noticias

Gaza - Comunidades Afectadas pelo PNL em Chicualacuala usam tijolos melhorados

A construção das unidades de produção de tijolos nas comunidades de Licenga, Matsilele e Mbuzi, têm contribuído para que as famílias residentes ao longo desta região melhorem as suas condições de habitabilidade e a imagem das aldeias. Desde 2016, as casas feitas com material precário começam a dar lugar a construções relativamente melhores, feias de tijolos.

Para o efeito, foram treinados quatro formadores comunitários do distrito de Chicualacuala durante 15 dias, dos quais seis dias na província de Inhambane, numa primeira fase, e a segunda fase durou nove dias nas comunidades de Mbuzi, Matsilele e Licenga para a construção dos fornos e a respetiva testagem.

“Fomos a Inhambane aprender a fazer tijolos que contém buracos, visto que aqui na nossa aldeia o tijolo que produzimos é muito pesado. Então, chegados a Inhambane aprendemos novas técnicas de produção de tijolos. Depois da formação fomos oferecidos pelo CEDES um Kit de produção. Com as ferramentas iniciais repliquei os conhecimentos adquiridos ensinando a outras pessoas. No total, ao nível da aldeia estamos a trabalhar em um grupo de 10 pessoas”. Relata  Clara Baloi, uma das formadoras de formadores para a produção de tijolos queimados.

Alminha Andrisse, residente em Licenga, que é membro da associação que beneficiou da replica da formação recebida por Carla Baloi diz que “A formação da Carla está a ajudar no melhoramento das nossas casas, com construções cada vez mais resistentes”.

 

Edson Chauque residente em Pafuri, é também beneficiário da replica da formação, diz que os tijolos já tem mercado na aldeia. A primeira produção foi comprada pela Escola primária local para o melhoramento das casas de banho. Depois disso, têm conseguido clientes preocupados em melhorar suas casas, pelo que agradece pelo aprendizado.

A mesma opinião é comungada pelo líder de comunitário da aldeia de Mbuzi em Pafuri o qual diz que “gostaríamos que esta iniciativa fosse avante, porque despertou consciência em muitos aldeões para o uso de tijolos com buracos para o melhoramento de suas casas”

GAZA - APICULTURA, UM SUCESSO EM MASSINGIR

António Francisco aprendeu a praticar apicultura na Africa do Sul, ao regressar ao país tentou por muito tempo praticar esta atividade e sem sucesso por falta de meios materiais apropriados, mas por sorte o CEDES veio com a solução.

“Quando me encontrei com os técnicos do CEDES mostraram todos os caminhos e prometeram ajudar com kit de apicultura. Assim, me aproximei deles e voluntariei-me para abraçar a apicultura. Sendo assim, fizeram avaliação das minhas habilidades, onde lhes provei que tinha domínio da matéria, e concordaram em apoiar-me, ofereceram 3 colmeias que fui colocar no mato e entraram as abelhas no verão de 2016.”

Continuando disse que “nessa altura, os técnicos do CEDES disseram que não acreditavam que houvesse alguém com aquelas habilidades em Massingir.”

Hoje a produção do mel em Massingir é uma actividade de sucesso. O objetivo do nosso apicultor é a venda do mel para o auto sustento sem perder de vista a transferência de conhecimento para as novas gerações de modo à garantir a continuidade da produção

“Quero e fico feliz que não seja eu o único a produzir mel, mesmo que seja para expandir o conhecimento para outros distrito, eu posso lhes ensinar. No entanto, tenho ainda por agradecer ao CEDES pelo apoio”  Emocionado disse ele.

A produção do mel insere-se nas actividades para o aumento da renda das famílias afectadas pelo PNL  no âmbito do projecto Lhuvuka-PNL implementado pelo CEDES. 

Actualmente nas comunidades existem dez  apiários consolidados  com uma produção média anual de 5kg de mel por colmeia ano. O mel tem aceitação no mercado mas os apicultores almejam  colocar em outros mercados onde tenha mais valor comercial.

1 / 1

Please reload

Artigos

EM BREVE

Please reload