Comité Ecuménico para o Desenvolvimento Social-CEDES

Tel: +258-21 428882

Fax: +258-21 428886

Rua Anguane, 397 Maputo, Mozambique

© 2018 Todos direitos reservados-CEDES. . Criado pela W4B

Noticias

PAULO ZACARIAS 35 ANOS DE IDADE E UM DOS BENEFICIÁRIOS DA ASSISTÊNCIA DO CEDES NO DISTRITO DE CHIBABAVA NARRA SUA VIDA O ANTES E O POS IDAI.

January 16, 2020

"Antes do idai a minha vida  era normal, não tinha muito, mas o suficiente para viver. A minha casa ficou totalmente  destruida, os meus cabritos foram arastados pelas aguas, não sobrou nem se quer um.  É  muito dificil esquecer o dilema que passamos naquele dia." antes do ciclone Zacarias disse que tinha muito milho, mapira e gergelim na machamba mas tudo foi destruido.

Questionado se foram informados sobre a ocorrência do ciclone ele respondeu: " tivemos   alerta sobre o que havia de acontecer, mas simplesmente ignoramos. Quando começou parecia brincadeira, veio um vendaval que nos assustou. Tentamos sair de casa, mas fora tambem estava tudo as escuras  e todo mundo agitado. A casa começou a cair aos poucos, primeiro o teto, depois as paredes. Peguei na minha familia  e corremos para uma zona um pouco segura, foi quando começou   a chuver intensamente.  Em pouco tempo toda area onde vive a  nossa comunidade ficou inundado,

Paulo Zacarias, esta   a tentar reconstruir  a sua vida.   Ergueu uma pequena palhota onde  vive com a familia. Como meio alternativo de sustento faz  vassouras para venda. No entanto diz que a assistência do CEDES  tem contribuido para minimizar  o sofrimento da sua familia. Assim como de outros irmãos da comunidade.

 

Historia identica e partilhada pela Rosa Jossias de 27 anos de idade, dificiênciente fisico e  mãe de 3 filhos. Diferentemente do Paulo,  Rosa  fazia   negócio de venda roupa feminina que lhe rendia o suficiente  para poder cuidar dos filhos. Ela tinha comprado  uma bicicleta  que lhe permitia   deslocar com facilidade  à varios lugares de modo a expandir o seu negocio. "com  a tragédia tudo foi destruido, o que  deixou a minha  vida  e dos meus  filhos paralisada. O dia 14 de  março vai ficar em minha memória para sempre, pois nunca passei por um  momento semelhante,  ver minha  vida e da minha  familia ameaçada num pequeno espaço de tempo sem saber o que fazer"

1295 FAMíLiAS RECEBEM APOIO ALIMENTAR EM CHIBABAVA

January 16, 2020

No ambito da mitigacao dos efeitos do idai na provincia de sofala distrito de Chibabava  posto administrativo de Gonda Madjaka, CEDES tem vindo a dar assistência 1295 familias afectadas pelo ciclone IDAI e cheias de Março de 2019. A assistência  tem contribuido para a melhoria da  segurança alimentar, higiene e saneamento, bem como na restauração dos meios de vida.

Até então foram feitas 4 intervenções que consistiram na destribuição de kits alimentar, degnidade, higiene, insumos e utensílios agricolas este apoio foi finaciado pela Tearfund no âmbito da resposta a emergência do ciclone tropical IDAI em Moçambique.

EM BREVE

1 / 1

Please reload

Artigos

EM BREVE

Please reload